terça-feira, 20 de março de 2012

Tartes tatin de chalotas

A Tarte Tatin é uma tarte de "pernas para o ar"... conta a história que foi criado acidentalmente, em França bien sur, por duas irmãs Stephanie e Caroline Tatin. Estas quando estavam a fazer a famosa tarte de maçãs da sua região, com maçãs caramelizadas, esqueceram-se de colocar a massa e tentaram remediar a situação colocando a massa por cima. Actualmente esta tarte é um clássico e costuma ser feita com maçãs ou pêras.

Esta receita pega no pressuposto base da tarte tatin mas numa versão para entrada e não para sobremesa. Na fotografia podem ver duas versões, a da direita foi coberta com algum queijo de cabra e a da esquerda está como saiu do forno. É uma receita um pouco trabalhosa mas muito boa e que ficará sempre bem como entrada num jantar mais elaborado!

Ingredientes

Massa folhada

Cerca de 16 chalotas pequenas

120g de açúcar

80g de manteiga aos cubos

Sal

Pimenta preta

Preparação

1. Podem fazer 4 tartes de cerca de 12 cm de diâmetro ou 8 mais pequenas (que foi o meu caso). Para isso usei 8 ramequins de cerâmica que coloquei num tabuleiro de ir ao forno e reservei.

2. Numa superfície polvilhada com farinha estender a massa folhada e cortar círculos 2,5cm maiores do que as formas que usarem. Usem um cortador de massa ou um pequeno pires que sirva de referência ao tamanho pretendido.

3. Colocar os círculos uns em cima dos outros com papel vegetal entre eles e levar ao frigorífico cerca de 30 minutos.

4. Preparem as chalotas descascando-as e cortando-as ao meio no sentido transversal. Aparem as pontas das chalotas para que estas fiquem todas do mesmo tamanho.

5. Pré-aquecer o forno a 170ºC e encher um tabuleiro com água fria e colocar ao lado do fogão.

6. Misturem o açúcar com três colheres de sopa de água fria numa caçarola pequena e ponham no fogão em lume médio.

7. Quando o açúcar se dissolver aumentem o lume para forte e cozinhem durante 5 a 10 minutos até fazer um caramelo dourado. Muito importante, não mexam nunca o açúcar para o caramelo não cristalizar ou ficar granulado. Pincelem os lados da panela com um pincel molhado em água fria. Se o caramelo ganhar cor demasiado depressa e parecer que vai queimar, retirem do lume e ponham no tabuleiro de água fria ao lado do fogão, e terminem lá a confecção do caramelo.

8. Juntem a manteiga gradualmente, retirar a panela do lume e temperar com pimenta.

9. Deitem igual quantidade de caramelo em cada forma e polvilhem com sal grosso.

10. Coloquem as chalotas com o lado mais largo virado para baixo de forma a preencher as formas.

11. Furem cada círculo com um garfo e coloquem sobre cada forma. Apertem bem entre as chalotas e os lados da forma.

12. As formas vão ao forno durante 20 a 25 minutos até a massa alourar.

13. Retirem do forno e deixem repousar, depois ponham um prato em cima de cada forma e virem. Podem cobrir com queijo de cabra para servir.

Sem comentários:

Enviar um comentário