sábado, 18 de fevereiro de 2012

Empadão de arroz de atum

Eu gosto muito de arroz de atum. É a comida tradicional em casa da minha mãe no almoço de dia 24 de Dezembro lol Como à noite há sempre comida com fartura e se começa a cozinhar de véspera, nessa manhã a minha mãe faz sempre um prato rápido, leve e sinceramente muito bom. Desta vez apetecia-me arroz de atum, mas na realidade gosto muito de "ter trabalho" na cozinha e então elaborei um pouquinho a confecção e fiz este empadão.

Ingredientes:
2 chávenas de Arroz
3 latas de atum
Polpa de tomate q.b.
1/2 copo de Vinho branco
1 cebola
1 ou 2 dentes de alho
Azeite q.b.
Sal e pimenta q.b.
1 gema de ovo
Opcional: queijo ralado

Procedimento:
1. Colocar 1/2 cebola picada a refogar com azeite e colocar o arroz depois da cebola estar douradinha. Acrescentar 4 chávenas de água, temperar com sal e diminuir o lume.

2. Enquanto o arroz cozinha, picar a restante cebola e o alho e levar ao lume com azeite até alourar. (Aqui podem acrescentar ervas aromáticas a gosto, como por exemplo, Louro).

3. Juntar o atum escorrido e deixar refogar. Acrescentar o vinho branco e a polpa de tomate e temperar com sal e pimenta a gosto.

4. Numa travessa de ir ao forno usar metade do arroz para fazer uma base, colocar a mistura de atum por cima e por fim o restante arroz.

5. Pincelar o empadão com a gema de ovo e se quiser polvilhar com queijo ralado (desta vez fui saudável e não pus queijo.... bem, na realidade não tinha).

6. Levar ao forno a 180º C até dourar.

Sem comentários:

Enviar um comentário