terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

Brócolos com molho de soja e alho

Eu adoro brócolos...
Por mim comia brócolos de todas as formas e feitios. Mas a minha cara metade nem por isso (isto para ser simpática) por isso não cozinho brócolos tantas vezes como gostaria... Quando o faço tento usar sabores diferentes que "ajudem" os paladares menos amigos deste legume, é o caso desta receita.

Ingredientes

1 Ramo grande de Brócolos

2 Colheres de sopa de sementes de sésamo

Azeite

4 Dentes de alho laminados

3 Colheres de sopa de molho de soja

½ Colher de chá de óleo de sésamo

Sumo de 1 ou 2 limas

Um pedaço de gengibre para ralar (opcional)

Preparação:

1. Preparem os brócolos retirando as folhas exteriores e separando as cabeças deixando-as com um pouco de pé. Lavar bem em água corrente.

2. Cozer os brócolos em água com sal ou ao vapor tendo o cuidado de não os deixar cozer muito para não perderem o sabor e os nutrientes. Cerca de 10 minutos.

3. Enquanto os brócolos cozem, ponham as sementes de sésamo a tostar ligeiramente, até dourarem, numa frigideira quente e seca. Reservem

4. Adicionem um fio de azeite à frigideira quente e fritem gentilmente os dentes de alho laminados. Tenham cuidado para não deixar queimar. Reservar.

5. Desliguem o fogão e preparem o molho para os brócolos na frigideira juntando ao azeite (que entretanto aromatizou com o alho) o molho de soja, o óleo de sésamo e o sumo das limas.

6. Se quiserem usar o gengibre ralem-no finamente e juntem ao molho.

7. Numa taça para servir coloquem os brócolos, reguem com este molho e salpiquem com as sementes de sésamos tostadas e o alho frito.

Sem comentários:

Enviar um comentário