terça-feira, 15 de janeiro de 2013

Beringela à parmegiana

Eu tinha prometido mais receitas vegetarianas e vou começar por uma que adoro... não sei se já repararam que gosto de beringelas! Gosto mesmo e só não as faço mais vezes porque cá em casa há quem ache que não as aprecia. Gosto muito de cozinhar beringelas com molho de tomate, acho que é uma combinação que não falha.
Já fiz esta receita neste blog mas com carne, também a podem fazer com outros legumes, como por exemplo, courgettes.

Ingredientes:
2 beringelas
1 cebola picada
2 dentes de alho picado
1 colher de chá de oregãos
1 lata de tomate pelado
Queijo parmegiano ralado
Queijo mozarela ralado
Azeite
Sal
Pimenta preta moída na hora


Preparação:
1. Cortem as beringelas em tiras com cerca de 1 cm de grossura. Polvilhem com sal e deixem repousar. O objectivo é extrair alguma da água das beringelas.
2. Num tacho pequeno cubram o fundo com azeite e juntem a cebola picada para fazer um refogado. Quando esta estiver a ficar dourada juntem o alho e os oregãos e deixem cozinhar um pouco.
3. Juntem os tomates enlatados, mexam bem e deixem cozinhar durante cerca de 15 minutos.
4. Entretanto grelhem as tiras de beringelas numa grelha ou numa frigideira larga. Eu não costumo adicionar gordura à grelha mas ponho um pouco de azeite na beringela.
5. Temperem o molho de tomate a gosto com o sal e a pimenta preta.
6. Num recipiente próprio de ir ao forno façam uma pequena camada de molho de tomate polvilhada com algum queijo parmegiano e seguida das tiras de beringela grelhadas. Repitam estas camada até à final que será polvilhada com queijo mozzarela.
7. Levem as beringelas ao forno a 180º C durante cerca de 30 minutos.

Sem comentários:

Enviar um comentário