quinta-feira, 31 de maio de 2012

Lasanha à la Tatianae

Acho que este foi o meu primeiro orgulho culinário, ainda dos tempos em que estudávamos na mui nobre FPCEUP e fazíamos uns fins-de-semana algo loucos lá para os lados de Moledo (do Minho) bem regadinhos e claramente com excesso de picante e malaguetazinhas.... É uma receita simples, embora implique algum trabalho logístico, mas eu não gosto assim tanto de receitas em que pouco se tem de fazer e por isso esta é sem dúvida uma coisa que eu adoro fazer!

Ingredientes:
400g Carne picada
1 ou 2 latas de tomate pelado (ou triturado)
Polpa de Tomate q.b.
1 cebola pequena
2/3 dentes de alho
Molho bechamel q.b.
Placas de lasanha (eu uso pré-cozinhadas ou de massa fresca)
Queijo Ralado (na minha cozinha e nesta receita quanto mais melhor)
Azeite
Sal
Pimenta
Malaguetas secas (opcional)
Pimentão doce
Noz-moscada
Oregãos ou manjericão secos

Procedimento:
1. Juntar a cebola picadinha a um fio de azeite para fazer o estrugido. Quando esta estiver douradinha juntar o alho picado e deixar cozinhar levemente.

2. Juntar a carne picada e "saltear" durante um bocado para depois juntar o tomate triturado e/ou a polpa de tomate. Isto dependerá dos ingredientes que tenham à disposição e das vossas preferências. Eu prefiro sempre ter pedacinhos de tomate no molho da carne picada.

3. Temperar a gosto. Eu uso sal, pimenta preta acabada de moer, noz-moscada e pimentão doce. Conforme os meus convidados posso acrescentar, ou não, uma ou duas malaguetas secas picadinhas. Juntar também as ervas aromáticas secas a gosto. Deixar apurar.

4. O próximo passo será "montar" a lasanha, alternem as seguintes camadas as vezes que quiserem:
Uma camada de carne picada
Queijo ralado
Molho Bechamel
Placa de massa
Terminam tudo colocando uma placa de massa com bechamel em cima e muuuuiiiittoooo queijo ralado!

5. Agora levem a vossa obra de arte ao forno durante cerca de 45min a 1hora.

Sem comentários:

Enviar um comentário