sábado, 28 de abril de 2012

Pavlova de Maracujá

Esta é a minha primeira pavlova... em bom rigor foi feita lá para 2010, mas só agora a decidi publicar! Podia usar uma fotografia das minhas versões actuais, altas e fofas, mas acho que esta primeira versão deve ficar registada para a posterioridade!!!

"A SIC Mulher passava um programa de culinária da Nigella e foi aí que a vi a fazer uma Pavlova e fiquei fascinada com a confecção e por isso guardei-a num cantinho para a fazer quando tivesse uma boa oportunidade!

Claro que esquecida como sou já não me lembrava da receita completa e por isso tive de a ir googlar... Foi difícil mas lá a encontrei e o resultado foi este que podem ver (combinei esta receita com esta principalmente porque só tinha 6 claras de ovos disponíveis)! Claro que fiz alguma coisa mal e a Pavlova não ficou com a altura desejada e a modos que "escorreu" um bocadinho pelo meu forno... mas nada de grave, é uma questão de prática até dominar isto! Pelo menos espero eu já que pretendo transformar-me numa especialista em Pavlovas! Até porque o nome dá para fazer humor de psicólogo parvo eheheheh

Basicamente a minha Pavlova fará salivar qualquer humano!"


Ingredientes:
6 claras de ovos
300g de açúcar
4 colheres de chá de maizena
2 colheres de chá de vinagre
1/2 colher de chá de extracto de baunilha


Cobertura:
200ml de natas
açúcar qb
polpa de maracujá (ou frutos silvestres ou qualquer outra coisa que prefiram)
Preparação:
1. Pré-aquecer o forno a 180ºC.
2. Bater as claras em castelo até que forme picos suaves quando se levanta a batedeira.
3. Acrescentar o açúcar aos poucos enquanto se continua a bater as claras (o objectivo é que aqui as claras fiquem um pouco mais firmes.... que foi o passo que eu falhei lol).
4. Envolver com uma colher de pau a maizena, o vinagre e o extracto de baunilha nas claras.
5. Pegar em papel vegetal e com um prato ou uma forma marcar um círculo onde se irá colocar o preparado. Com uma espátula, alisar suavemente o topo e os lados.
6. Colocar no forno e diminuir a temperatura para os 120º. Deixar cozinhar durante 1 hora e depois desligar o forno e deixar as claras arrefecer dentro do mesmo.
7. Quando tiver arrefecido, inverte-se o preparado num prato largo de servir e retira-se o papel vegetal.
8. Para a cobertura bate-se as natas com o açúcar e espalha-se com uma espátula sobre a base. depois coloca-se a polpa de maracujá.

1 comentário:

  1. Olá Tatiana,
    A Alexandra Milhazes enviou-me o link do teu blogue, e aqui estou eu a visita-lo!
    Parece que a Alexandra tem "BOAS" amigas!
    Esta Pavlova deve ser deliciosas.
    Aguardo a tua visita no meu cantinho! Bjs.http://tentacoesobreamesa.blogspot.pt/

    ResponderEliminar