quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Lasanha de Courgette

Não, não é uma lasanha cujo recheio é constituído principalmente por courgette. É uma lasanha que tem fatias de courgette a substituir a massa!!! É por isso uma lasanha sem hidratos de carbono e potencialmente mais saudável...se não contarmos com... oh sei lá.... as imensas quantidades de queijo que uma boa lasanha deve ter!
Esta não é uma receita vegetariana mas podia ser se mudarem o recheio! 
Ah... foi por causa desta receita que decidi que preciso de uma mandolina (eu tenho um bandolim mas não uma mandolina tá!) mas na realidade é não é imprescindível para a fazer!

Ingredientes:
1 courgette grande
500g de peru picado
1 lata de tomate pelado
2 colheres de sopa de polpa de tomate
200ml de bechamel
Queijo mozzarela ralado
1 cebola pequena picada
2 dentes de alho
Azeite
Sal grosso
Sal e Pimenta
Piri piri
Oregaos secos

Preparação:
1. Comecem por cortar a courgette em tiras finas e polvilhem com sal grosso para ajudar a libertar a água das mesmas. Deixem repousar.
2. Preparem o recheio da lasanha. Numa panela façam o refogado com o azeite e a cebola. Quando esta estiver a alourar juntem o alho bem picadinho e deixem libertar o seu aroma.
3. Adicionem a carne de peru picada e deixem alourar.
4. Quando a carne estiver pronta juntem o tomate enlatado e a polpa de tomate. Temperem com o sal, a pimenta, o piri piri e os oregaos e deixem cozinhar em lume médio durante cerca de 20 minutos.
5. Sequem com papel de cozinha as courgettes e grelhem-nas durante 2 minutos de cada lado. Eu usei daquelas frigideiras de grelha, mas se não tiverem podem fazê-lo numa frigideira normal.
6. Agora comecem por montar a Lasanha. Numa travessa de ir ao forno espalhem a carne de peru picada e por cima coloquem o bechamel e um pouco do queijo ralado. Acabem com as tiras de courgette e recomecem uma nova camada.
7. Finalizem com courgettes, bechamel e queijo ralado e levem ao forno, a 200ºC, durante 30min.

2 comentários:

  1. Boas, uma crítica construtiva: se está preocupada com a sua saúde, e daí ter necessidade de reduzir os hidratos de carbono, devia primeiro tomar atenção aos derivados de leite que está a consumir, verdadeiros venenos para o seu corpo. Já para não falar da proteína animal...

    ResponderEliminar